Academia Brasileira de Belas Artes inaugura sede em Copacabana

(Last Updated On: junho 19, 2020)

Luisa Lins

A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) inaugurou, no mês de outubro, o “Espaço de Arte da Academia Brasileira de Belas Artes”, que agrega cursos variados, exposições cíclicas relacionadas a diversos tipos de artes e outras atividades. A nova sede se localiza na Rua Toneleiro, em Copacabana, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 16h.
O ambiente visa agregar diversos cursos, lançamentos de livros, exposições e outras atividades. Os cursos que já estão confirmados são: História da Arte, Oficina de Arte para Maturidade, Atelier de Desenho Artístico, Atelier de Pátina e Bauer: Pintura Artística Sobre Madeira, Atelier de Arte em Cerâmica, Atelier de Pintura e Aquarela em Tecido, Aula de Yoga e Criação de Joias em Cerâmica.
Segundo a presidente da Academia Brasileira de Belas Artes, Vera Gonzalez, o intuito da criação de um espaço como esse é de difundir a arte. “Nós, aqui, queremos mostrar às pessoas que a arte é para todos, promovendo dinâmicas para todas as idades. A quantidade de pessoas varia em nossos cursos, mas em geral, atendemos no máximo dez alunos por turma. Vamos abrindo mais turmas e horários de acordo com a demanda”, explica.

Fundada no Rio de Janeiro, em 1948, a Academia Brasileira de Belas Artes busca valorizar movimentos artísticos e culturais. O endereço de Copacabana possui umainfraestrutura e um ambiente climatizado para atender os alunos. De acordo com a secretária executiva, Wanelytcha Simonini, a proposta é acabar com a ideia criada pela sociedade de que arte não é para todos. “Na oficina de História da Arte, por exemplo, queremos levá-los também para outros ambientes, como museus a fim de que se propague o conhecimento e a cultura”, afirma.
Ao longo da existência de 71 anos, a ABBA nunca tinha tido até o momento uma sede própria, êxito comemorado pela presidente junto dos demais integrantes da diretoria, composta também por Wanelytcha; pela diretora de patrimônio, Sylvia Roriz. pelo professor, ilustrador e produtor cultural, Odenir José; pela professora de postura criativa e designer, Heloísa Bérenger; pela professora de arte recreativa e aquarela em tecido, Raquel Signorelli e pelo engenheiro responsável pelo local, William Thomas. “Estamos muito felizes e convidamos todos. Estamos de portas abertas!”, finaliza Vera;
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3497-0095 ou 99379-0954. O espaço se localiza na Rua Tonelero, 326 – sobreloja (interfone 112).

fonte: https://postoseis.com.br/destaques/academia-brasileira-de-belas-artes-inaugura-sede-em-copacabana/

Tivemos ainda uma linda Posse Acadêmica da AIJLAERJ – Academia Infanto-Juvenil de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro, sob a batuta de sua Presidente Zélia Fernandes. Foram empossados os acadêmicos mirins: Poliana Simonini, Carlos Augusto Valladares da Mota, Isabel Gomes Teixeira e Manuela Gomes Teixeira.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *