História da Arte – Ciência de mão dupla

(Last Updated On: junho 19, 2020)

História da Arte é uma ciência de mão dupla. Ela nos permite entender. analisar e nos sensibilizar diante de uma obra de arte. seja ela uma escultura antiga, ma pintura clássica ou uma instalação de arte contemporânea. A base para esse entendimento está na carteira de identidade da obra. Isto é, se temos o conhecimento básico da sua idade. da sua origem, e do seu curador. teremos maior recurso para compreender a obra.

Giulio Carlo Argan. crítico e ensaísta italiano. nos diz que “a história da arte é a única história que se faz diante da obra, por procurarmos o sentido da arte na sua origem. A maioria desses conceitos que tanto nos auxiliam na arte de entender a arte derivam da história das civilizações. Se a obra de arte e urna forma viva de comunicação entre o artista e o meio que o cerca. de forma inversa. também podemos compreender a história da humanidade. por meio da sua arte.

Entendemos que a sua composição nunca está completa. pois uma obra de arte se faz a cada dia. À medida que a humanidade avança no futuro. melhor entendemos o seu passado. A evolução das civilizações e da arte estão interligadas. como uma das mais importantes manifestações humanas. Num percurso milenar. artistas marcam sua época e seu lugar na história. expressando suas verdades universais. suas diferentes poéticas e suas manifestações sociais há dezenas de milhares de anos.

Acreditando no prazer de conhecer e entender cada vez mais a Arte. a Academia Brasileira de Belas Artes. realizou. no dia 7 de março. uma mesa redonda em História da Arte. com o tema “A Mulher na Arte”. como parte do evento realizado em homenagem ao dia da Mulher. Participaram da mesa: a Dra Vera Gonzalez, presidente da ABBA: as acadêmicas Flavia Simonini. professora do Curso de História da Arte: Wanelytcha. professora do atelier de Pintura e Viviani Barrera. professora do atelier de Xilogravura.

A mesa redonda deixou um gostinho de quero mais” e, tão logo. possamos retomar nossas atividades normais na ABBA. esperamos por você para o nosso Curso de História da Arte. com visitas guiadas aos museus. e também nos próximos Cafés com Arte que estaremos realizando como parte das nossas atividades.

One thought on “História da Arte – Ciência de mão dupla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *