(Last Updated On: )


Biografia

Vera Gonzalez, quinta Presidente da Academia Brasileira de Belas Artes, filha de imigrantes da Itália por parte de mãe, da Família dos Caputch e da Espanha, Família dos González, e, por parte de pai, da Família dos Teixeiras, que é uma das mais antigas e qualificadas de Portugal.
Vera é médica, graduada pela Faculdade de Medicina de Valença, em 1975, com especialização em Anatomia Patológica e Pós-graduação em Medicina do Trabalho.

Coordenou várias campanhas de Vacinação pela Secretaria do Município do Rio de Janeiro e foi Assessora de Diretor na Unidade de Saúde Manoel Arthur Villaboin, Paquetá, onde galgou os cargos de Diretora de Divisão Médica e Diretora Geral da Unidade. Foi Diretora do Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, em Santa Tereza e Médica do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro onde auxiliou na composição e implementação do Serviço Médico daquela Casa. É Membro Honorário da ACONBRAS – Associação dos Cônsules Honorários do Brasil.

Artista plástica, discípula de Enyd Moura da Sociedade Brasileira de Belas Artes – SBBA, Dario Silva igualmente da SBBA e titular da Cadeira de Grau 47 da ABBA. Aluna também da Professora Anatália Asp que foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais – ABD e Acadêmica da ABBA.

Membro de diversas Academias, como a ANLA – Academia Nacional de Letras e Artes, da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo, Argentina, França e Portugal.

Passou por diversas fases na pintura acrílica e a óleo, e, no momento volta-se para a Arte Contemporânea tendo como orientador o Professor Carlomagno, da ABBA.

Faz também pintura em porcelana e participou de duas coletâneas da editora Matarazzo. Escreveu prefácios e orelhas para alguns autores que lhe concederam tal honra.

Acadêmica de Grau, Cadeira 34, patronímica Agostinho José da Motta.

Tomou posse em Sessão Solene em 19 de janeiro de 2016 com mandato para o quadriênio até dezembro de 2019, junto a seu Corpo Diretor.

prêmios

Participou de várias exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, onde conquistou diversas medalhas de ouro, prata, bronze, palhetas de ouro, Menções de Honra, Melhor obra do salão e conquista do “Prêmio de Nobilíssimo” conferido pela APPA – Artistas Plásticos Profissionalizantes Associados, considerado a “Obra de Arte Perfeição Universal”.

Exposições

Participação em diversas revistas de Arte, catálogos, anuários e agendas de Arte.

Seu acervo encontra-se no Brasil, Portugal, Austrália e Alemanha em coleções particulares e Museus.

Cargo(s)

  • Presidente (2016 – 2019)
  • Diretora Tesoureira

Galeria