(Last Updated On: )

Biografia

Roberto de Souza nasceu em uma família de artistas, à qual se integraram outros nomes importantes da arte brasileira, como Enrico Bianco.
Seu tema por excelência, porém, é a cidade do Rio de Janeiro, em especial o bairro de Ipanema, onde nasceu e cresceu.  O bairro, a que ele se refere como a província afetiva de sua infância e juventude, desde logo passou a predominar em sua pintura, que se caracteriza por uma fidelidade quase documental à colorida paisagem urbana daquela parte do Rio de Janeiro. Roberto de Souza “retrata o bairro atual com o olhar afetivo de ontem, quando casas com jardins imperavam entre a ponta do Arpoador e o Jardim de Alá.
Nos anos 1980, cria com dois sócios o Ateliê Ipanema de Artes, do qual se torna coordenador e principal professor de pintura. No ateliê, o mais destacado de seus alunos foi o escritor e humorista Chico Anysio.
Realizou mais de uma dezena de exposições individuais, entre outras no Museu do Estado da Bahia, em Salvador, e na Galeria Vitória, em Brasília (DF). Expôs também no Centro de Eventos Empresariais da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro e na Galeria D’Art House, em Portugal.

prêmios

Menção Honrosa: Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1967.
Medalha de Bronze: Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1968.
Medalha de Prata: Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1971 e 1972
Medalha de Prata: Salão de Maio da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1970.
Medalha de Ouro: Salão de Maio da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1973.
Medalha de Ouro: V Salão Maçônico, Rio de Janeiro, 1978.
Placa Comemorativa 100 anos de Ipanema: Faculdade da Cidade, 1994.

Exposições

Coletiva de Inauguração (1980 : São Paulo, SP)

Cargo(s)

Galeria (em breve)