ABBA participa da exposição do 28° Salão do Mar do Clube Naval

(Last Updated On: )

A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) participa da exposição do 28° Salão do Mar do Clube Naval, no Rio de Janeiro, que premia e coloca em evidência pinturas feitas por vários artistas plásticos, sócios ou não do Clube.

Os salões onde serão expostas as pinturas, na Sede Social do Clube Naval, foram inaugurados nesta quarta-feira (27), com a entrega de prêmios e certificados aos pintores premiados. A presidente da ABBA, Vera Gonzalez, e outros acadêmicos estiveram presentes.

Na ocasião, Vera doou uma de suas pinturas, intitulada “Navegando no Azul” (óleo sobre tela), para o Clube. O espaço também recebeu de presente a obra “Amazônia Azul: Riqueza do nosso Brasil”, doada pela artista e acadêmica Matilde Toledo.

A exposição com todas as obras fica aberta ao público, nos Salões Nobre e Vermelho, a partir desta quinta-feira (28) e pode ser visitada até o dia 27 de maio, das 13h às 18h, exceto aos sábados, domingos e feriados.

O 28° Salão do Mar tem como tema o mar, embarcações, lagoas e praias. Em caráter especial, nesta edição de 2022, há a Categoria Especial Bicentenário da Independência do Brasil, tendo como tema os Simbolos Nacionais, personagens e eventos históricos que marcaram a Independência do Brasil e seu vínculo com o mar, destacando a criação e o emprego da Armada Imperial.

A modalidade esse ano é exclusivamente “pintura”, com emprego de óleo, acrílico, aquarela, pastel e guache. Os artistas que se inscreveram puderam concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze, podendo apresentar até duas obras de sua autoria.

A organização do evento informou que, a critério da Comissão Julgadora, podem ser concedidos ainda, tanto para o Salão do Mar como para a Categoria Especial Bicentenário da Independência, até seis titulos de “Menção Honrosa” e título de “Hors Concours”, para distinguir tradicionais participantes dos Salões.

Fica a cargo da Comissão Julgadora  selecionar também uma obra integrante do 28° Salão do Mar e outra da Categoria Especial Bicentenário da Independência, levando em conta sua qualidade, para o chamado “Prêmio Aquisição”. As pinturas selecionadas passarão a fazer parte integrante do Clube Naval.

Os demais artistas selecionados para a exposição receberão os Certificados de Participação, que serão entregues por ocasião da retirada de suas obras ao final do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *