Academia Brasileira de Belas Artes tem novo livro que traz resumo dos 73 anos da entidade

(Last Updated On: )

O novo livro da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) já está pronto e será lançado em breve. A obra, intitulada “73 anos da Academia Brasileira de Belas Artes” traz um resumo da história da entidade cultural, sem fins lucrativos, que abriga artistas de renome nacional e internacional.

A presidente da Academia, Vera Gonzalez, informou que o livro será lançado oportunamente, em data e local ainda a serem divulgados, respeitando todos os protocolos contra a Covid-19. Serão doados alguns exemplares para fazer parte das prateleiras da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro para acervo e futuras consultas.

O texto e a pesquisa da obra são de autoria da própria Vera Lúcia Gonzalez Teixeira, com revisão de Isis Berlinck Renault, Yara Mochiaro e Zélia Fernandes e projeto gráfico de Thiago Alvarães. O crédito da capa, Assamblage, é de Iracy Carise.

Vera anunciou a chegada do novo livro à imprensa durante a inauguração da sede da ABBA, na Ilha do Governador, no último dia 26 de junho.

Presidente Vera Gonzalez apresentou novo livro da ABBA durante inauguração da sede provisória na Ilha do Governador. (Foto: Alan Alves)

A Academia Brasileira de Belas Artes foi fundada em 20 de abril de 1948, pelo Decreto-Lei nº 1.101 de 12 de maio de 1950, publicado no Diário Oficial de 17 de maio de 1950. A entidade é considerada de utilidade pública e lhe foi atribuída a função de Órgão Consultivo do Governo Federal. É, também, Órgão Consultivo do Governo Municipal do Rio de Janeiro, pela Lei nº 837, de 12 de maio de 1986.

“Com brilhante inspiração, divina, eu diria, José Venturelli Sobrinho, artista, poeta e intelectual, num “insight”, plantou a semente do que viria a ser a mais importante entidade artística em solo nacional! Para isso convocou pares igualmente ilustres, intelectuais e artistas, compromissados com a ideia grandiosa da formação da Academia Brasileira de Belas Artes, e, nos salões nobres do antigo Hotel Palace Avenida onde sucediam-se grandes acontecimentos intelectuais da época, nascia a ABBA”, escreveu Iracy Carise, no Livro 60 anos.

Com um passado glorioso, em meio a personalidades artístico-culturais de relevância da época, agora, a cada ano, a ABBA se atualiza, renasce. Prestamos as devidas homenagens, não só à história da Academia, mas aos integrantes desde seus primórdios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *