O nosso mais novo livro, intitulado “73 anos da Academia Brasileira de Belas Artes”, foi lançado nesta quarta-feira (15), no Iate Clube do Rio de Janeiro. Artistas e acadêmicos estiveram presentes no lançamento e aproveitaram para adquirir seus exemplares.
O livro traz um resumo da história da ABBA, entidade cultural, sem fins lucrativos, que abriga artistas de renome nacional e internacional. O texto e a pesquisa da obra são de autoria da presidente da Academia, Vera Lúcia Gonzalez Teixeira, com revisão de Isis Berlinck Renault, Yara Mochiaro e Zélia Fernandes e projeto gráfico de Thiago Alvarães. O crédito da capa, Assamblage, é de Iracy Carise.
Quem não pode comparecer ao lançamento e quiser dquirir um exemplar, pode fazê-lo na Sede da Academia, na Ilha do Governador.
Alguns exemplares serão doados para serem colocados nas prateleiras da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para acervo e futuras consultas.
A Academia Brasileira de Belas Artes foi fundada em 20 de abril de 1948, pelo Decreto-Lei nº 1.101 de 12 de maio de 1950, publicado no Diário Oficial de 17 de maio de 1950. A entidade é considerada de utilidade pública e lhe foi atribuída a função de Órgão Consultivo do Governo Federal. É, também, Órgão Consultivo do Governo Municipal do Rio de Janeiro, pela Lei nº 837, de 12 de maio de 1986.