Vera Gonzalez é a 5ª pessoa a ocupar presidência da ABBA e 2ª mulher no posto

(Last Updated On: )

A atual presidente da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA), Vera Gonzalez, é a quinta pessoa a ocupar o posto e a segunda mulher nesse cargo desde a fundação da entidade, há mais de 70 anos.

Ela é médica, graduada pela Faculdade de Medicina de Valença, em 1975, com especialização em Anatomia Patológica e Pós-graduação em Medicina do Trabalho.

Vera é filha de imigrantes da Itália por parte de mãe, da Família dos Caputch, e da Espanha, Família dos González, e, por parte de pai, da Família dos Teixeiras, que é uma das mais antigas e qualificadas de Portugal.

Durante a atuação como médica, coordenou várias campanhas de Vacinação pela Secretaria do Município do Rio de Janeiro e foi Assessora de Diretor na Unidade de Saúde Manoel Arthur Villaboin, em Paquetá, onde galgou os cargos de Diretora de Divisão Médica e Diretora Geral da Unidade.

Foi também diretora do Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, em Santa Tereza e Médica do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, onde auxiliou na composição e implementação do Serviço Médico daquela Casa.

Vera é artista plástica, discípula de Enyd Moura, da Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA), e Dario Silva, igualmente da SBBA e titular da Cadeira de Grau 47 da ABBA. Aluna também da Professora Anatália Asp, que foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (ABD) e Acadêmica da ABBA.

É membro de diversas Academias, como a ANLA (Academia Nacional de Letras e Artes). Passou por diversas fases na pintura acrílica e a óleo e, no momento, volta-se para a Arte Contemporânea.

Faz também pintura em porcelana e participou de duas coletâneas da editora Matarazzo. Escreveu o primeiro livro documental da  ABBA, NOMINATA 2019, que apresenta um release dos patronos das 100 cadeiras patronímicas e, em ordem cronológica, a posse dos Acadêmicos desde sua fundação. Escreveu também o Livro 73 anos da ABBA, uma retrospectiva dos últimos 13 anos da entidade, com publicação de obras de alguns Acadêmicos.

Escreveu prefácios e orelhas para alguns autores que lhe concederam tal honra. Vera é Acadêmica de Grau, Cadeira 34, patronímica Agostinho José da Motta.

Ocupa o cargo de presidência desde 19 de janeiro de 2016, quando tomou posse em Sessão Solene junto a seu Corpo Diretor.

Participou de várias exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, onde conquistou diversas medalhas de ouro, prata, bronze, palhetas de ouro, Menções de Honra, Melhor obra do salão e conquista do “Prêmio de Nobilíssimo” conferido pela APPA – Artistas Plásticos Profissionalizantes Associados, considerado a “Obra de Arte Perfeição Universal”. Seu acervo encontra-se no Brasil, Portugal, Austrália, Alemanha e Suíça, em coleções particulares e Museus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *