Projeto Feliz Idade oferece oficina de arte gratuita para idosos

(Last Updated On: )

O Projeto Feliz Idade, que tem como objetivo promover e incentivar o interesse de idosos pela arte por meio de oficinas gratuitas em espaços públicos, passará a ser realizado uma vez por mês (sempre no primeiro sábado de cada mês) pela Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA). O primeiro encontro será neste sábado (7 de agosto), na área em frente à sede da entidade, que fica na Rua Capitão Barbosa, 568, loja B, em Cocotá, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

O evento será realizado para grupos de no máximo 10 (dez) pessoas a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que trabalharão com materiais de fácil manipulação para pintura, que serão fornecidos pela ABBA. Os interessados em participar da oficina precisam se dirigir até a sede da Academia, onde vão preencher uma ficha de inscrição. As 10 senhas para participação serão entregues quinze minutos antes do começo das atividades, com início e fim no mesmo dia e duração de 3 (três) horas, das 9h às 12h.

As atividades desenvolvidas em cada encontro serão acompanhadas e orientadas por artistas plásticos e acadêmicos convidados pela ABBA. Ao final, a ABBA oferecerá um Certificado de Participação nominal para os participantes que concluírem a tarefa, com a finalidade de estimular o idoso e celebrar a sua criação. Depois, o participante tem a liberdade de retornar outras vezes para futuras oficinas, conforme a sua vontade e possibilidade.

Com o Feliz Idade, a Academia Brasileira de Belas Artes, como órgão central das Artes no Brasil e, cumprindo um dos seus principais papeis, propõe promover e incentivar o interesse do idoso, unindo a criatividade a um processo educativo mais livre, resultando na produção artística mais genuína que pode haver que é a manifestação artística. A Academia cumpre assim a meta difundir as artes plásticas e incentivar a sua produção a todas as pessoas, incluindo esse viés cultural, naqueles que não têm oportunidade para esse aprendizado nem facilidade para essa aquisição.

“O Projeto Feliz Idade busca incentivar os idosos no interesse pela arte e, para isso, propomos alguns encontros onde o fazer artístico será incentivado, acrescentando modalidade de cultura ao idoso que, por vezes não teve a oportunidade de experimentar. Vivenciar uma experiência diferente de sua vida rotineira. Realizar atividades cognitivas favorecendo a promoção da saúde, a socialização e a ressignificação da vida cotidiana”, destaca a presidente da ABBA, Vera Gonzalez.

Confira o material utilizado nas oficinas:

  1. Tintas guache, não tóxica, nas cores: branco, preto, amarelo, azul e vermelho
  2. Pincéis macios, tamanho médio, para tinta guache
  3. Papel Sulfite – Formato A4
  4. Folhas de cartão paraná
  5. Embalagens para ovos em isopor ou caixas plásticas para gelo
  6. Copinhos de água mineral – 100 unidades
  7. Pacotes de Lenços umedecidos para limpeza
  8. Aventais para pintura em TNT
  9. Lápis preto – número 4
  10. Borracha macia
  11. Papel toalha – 6 rolos
  12. Certificado de participação.

 

SERVIÇO:

O QUE: Projeto Feliz Idade – Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA)
QUANDO: Encontros uma vez por mês, sendo o primeiro no sábado, 7 de agosto de 2021
HORÁRIO: Das 9h às 12h (duração de três horas)
ONDE: Área externa em frente à sede da ABBA (Rua Capitão Barbosa, 568, loja B, em Cocotá, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro)
QUANTO: Atividade gratuita
INSCRIÇÕES: Presencialmente na sede da ABBA; 10 senhas para participação em cada atividade são entregues quinze minutos antes do começo das oficinas.
INFORMAÇÕES: (21) 4104-0856 ou (21) 99379-0954

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *