Acadêmico Paulo Amaral assume a Coordenação de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Porto Alegre

(Last Updated On: )

O acadêmico Paulo Amaral, integrante da Academia Brasileira de Belas Artes, Cadeira de Grau número 8 (Patrono Antônio Parreiras) assumiu a Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Paulo é pintor, escultor, escritor e engenheiro civil. Ele dirigiu o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) em três períodos.

Durante a carreira, participou de diversas exposições e salões de arte. Seus trabalhos integram acervos de distintas instituições, como a Pinacoteca Aldo Locatelli, o MARGS, o Museu da Gravura Brasileira de Bagé, o Stedelijke Museum van Aalst (Bélgica) e outras coleções privadas no Brasil e no exterior. Entre as suas curadorias se destaca a exposição Vasco Prado – A Escultura em Traço.

Ele também foi diretor institucional pelo Rio Grande do Sul na I Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em 1997. Em 1994, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito das Belas Artes, do Estado do Rio de Janeiro, no grau de Comendador e, em 2006, o título de Cidadão Honorífico da Cidade de Porto Alegre.

Desde 2010 integra a Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA). É artista colaborador da Associação dos Escultores do RS – AEERGS. Atualmente se dedica a criação de obras de arte de visibilidade pública, e entre elas se destacam as esculturas “Teorema” no bairro Auxiliadora em Porto Alegre, e “Construção – 50 anos UNIMED” em Erechim – RS.

Fonte: AEERGS
Foto: Nilton Santolin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *