A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) foi fundada na cidade do Rio de Janeiro, na noite de 20 de abril de 1948, sob a liderança de José Venturelli Sobrinho (na foto). Ele foi também o primeiro presidente da entidade sem fins lucrativos, que hoje já tem 73 anos e que abriga artistas de renome nacional e internacional.
Além de idealizador e fundador da Academia, o intelectual Venturelli foi General do Exército Brasileiro, pintor e poeta. Iracy Carise, no Livro 60 anos da Academia, afirma que:
“Na Sessão Solene de fundação e aclamado como Presidente, o General José Venturelli Sobrinho renunciou à homenagem exigindo que se procedesse uma votação secreta. Apurada a votação, verificou-se que faltou apenas um voto para elegê-lo por unanimidade. O seu voto, porque ele próprio votou em Manoel Madruga que assumiu, nessa gestão, o cargo de Vice-Presidente”.
Iracy, que também ocuparia a presidência da ABBA posteriormente, ainda completou afirmando que:
“Com brilhante inspiração, divina, eu diria, José Venturelli Sobrinho, artista, poeta e intelectual, num “insight” de luz, plantou a semente do que viria a ser a mais importante entidade artística em solo nacional! Para isso convocou pares igualmente ilustres, intelectuais e artistas, compromissados com a ideia grandiosa da formação da Academia Brasileira de Belas Artes, e, nos salões nobres do antigo Hotel Palace Avenida onde sucediam-se grandes acontecimentos intelectuais da época, nascia a ABBA”.
Nos próximos posts aqui no site, vamos falar dos demais presidentes que passaram pela ABBA durante essas mais de sete décadas de vida da nossa entidade. Fique ligado!