José Venturelli Sobrinho foi idealizador e fundador da ABBA e 1º presidente da entidade

(Last Updated On: )

A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) foi fundada na cidade do Rio de Janeiro, na noite de 20 de abril de 1948, sob a liderança de José Venturelli Sobrinho (na foto). Ele foi também o primeiro presidente da entidade sem fins lucrativos, que hoje já tem 73 anos e que abriga artistas de renome nacional e internacional.

Além de idealizador e fundador da Academia, o intelectual Venturelli foi General do Exército Brasileiro, pintor e poeta. Iracy Carise, no Livro 60 anos da Academia, afirma que:

“Na Sessão Solene de fundação e aclamado como Presidente, o General José Venturelli Sobrinho renunciou à homenagem exigindo que se procedesse uma votação secreta. Apurada a votação, verificou-se que faltou apenas um voto para elegê-lo por unanimidade. O seu voto, porque ele próprio votou em Manoel Madruga que assumiu, nessa gestão, o cargo de Vice-Presidente”.

Iracy, que também ocuparia a presidência da ABBA posteriormente, ainda completou afirmando que:

“Com brilhante inspiração, divina, eu diria, José Venturelli Sobrinho, artista, poeta e intelectual, num “insight” de luz, plantou a semente do que viria a ser a mais importante entidade artística em solo nacional! Para isso convocou pares igualmente ilustres, intelectuais e artistas, compromissados com a ideia grandiosa da formação da Academia Brasileira de Belas Artes, e, nos salões nobres do antigo Hotel Palace Avenida onde sucediam-se grandes acontecimentos intelectuais da época, nascia a ABBA”.

Nos próximos posts aqui no site, vamos falar dos demais presidentes que passaram pela ABBA durante essas mais de sete décadas de vida da nossa entidade. Fique ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *